Qual seu tipo de cabelo?!

Olá minha gente, tudo bem com vocês?

Hoje vim trazer um post bem legal sobre tipos de cabelo. Seu eu não me engano eu já tenho um post sobre esse assunto, mas o mesmo trata apenas de cabelos cacheados e dessa vez trarei todos os tipos de cabelo e ainda como tratá-los.

tipos
Foto/Reprodução: cavassini

E você sabe qual é o seu tipo de cabelo!? Não?!
Então vamos lá comigo conhecer os tipos de cabelos!

LISO

gostei-e-agora-tipos-de-cabelo-textura-01-liso
Foto/Reprodução: Gostei e agora?

1A: Não possui nenhum tipo de ondulação. O fio é pouco encorpado, fino, muito brilhante e com tendência a ser oleoso e grudado na cabeça.

Como Tratar: Esse tipo de cabelo pode aparentar oleoso, por isso use sempre produtos leves na hora dos cuidados diários para não pesar nos fios. É fundamental lavar bem a área da raiz e aplicar o condicionador somente nas pontas. Produtos que proporcionam volume também são uma boa pedida.

1B: Também não possui nenhum tipo de ondulação, mas o fio é um pouco mais grosso, encorpado e volumoso que o tipo 1A. Já é possível segurar cachos feitos com modelador.

Como Tratar: Na hora de condicionar, utilize produtos leves e alterne com um mais potente e hidratante de vez em quando, para manter o brilho e o alinhamento dos fios em ordem. Sempre aplique o condicionador só nas pontas, assim como qualquer outro produto hidratante.

1C: Os fios não possuem ondulações, são grossos, pesados, densos e também tendem a ser oleosos. Muitas orientais se encontram nessa categoria (mas isto não é regra, há várias com cabelo fininho também).

Como Tratar: Este tipo de cabelo pode aparentar oleoso de um dia para outro, por isso, lave os fios diariamente com produtos que removam bem a oleosidade da raiz. O condicionador não deve ser muito denso e nem pesado. Use só nas pontas.

ONDULADO

gostei-e-agora-tipos-de-cabelo-textura-02-ondulado
Foto/Reprodução: Gostei e agora?

 

2A: Esse tipo de cabelo possui a raiz lisa e as ondulações se formam no comprimento e nas pontas, as ondas em “S” são menos marcantes. São quase lisos, finos e sem volume, é sedoso mas não tanto quanto o cabelo liso, por isso pode ser um pouco ressecado nas pontas.

Como Tratar: Os fios são mais finos e irregulares e, por consequência, mais secos por isso devem ser tratados com produtos com alta concentração de produtos emolientes e hidratantes. Os produtos ativadores de cachos ou defrisantes mais suaves são os mais indicados para finalizar esse tipo cabelo. Fique de olho na quantidade de produto aplicada para não pesar os fios.

2B: No cabelo tipo 2B a raiz é mais lisa e as ondulações se formam em todo o cabelo como se fossem uma letra S na forma de ondas mais intensas, os fios têm uma expessura média e são mais texturizados.É um pouco ressecado nas pontas, mas não tanto quanto o cabelo crespo.

Como Tratar: Os fios são mais finos e irregulares e, por consequência, mais secos por isso devem ser tratados com produtos com alta concentração de produtos emolientes e hidratantes. Os produtos ativadores de cachos ou defrisantes mais suaves são os mais indicados para finalizar esse tipo cabelo. Fique de olho na quantidade de produto aplicada para não pesar os fios.

2C: O fios são mais grossos, espessos e resistentes e, geralmente, apresentam cachos soltos e grandes. Esse tipo de cabelo normalmente é muito brilhante, além de ser bem fácil de modelar, tanto para liso quanto para cacheado.

Como Tratar: Os fios são mais grossos e uma das principais reclamações é a falta de definição, por isso o uso de ativadores ajudam a destacar ainda mais os cachos. Outra escolha interessante é o reparador de pontas, que sela as pontas duplas até a próxima lavagem, dá brilho e combate o frizz.

CACHEADO

gostei-e-agora-tipos-de-cabelo-textura-03-cacheado
Foto/Reprodução: Gostei e agora?

3A: Os fios formam cachos grandes, soltos e espaçados no formato de espiral, a raiz pode parecer mais lisa com o crescimento e perder volume.

3B: Os cachos são em espiral e mais definidos por toda a extensão do cabelo, alguns mais fechados e outros mais abertos, ou seja, sua circunferência vai desde um babyliss grosso até de um babyliss fino. A raiz é mais ondulada que cacheada, os fios não são tão brilhosos e mais ressecados.

3C: Os cachos são bem definidos, fechados, densos, grossos e bem próximos, ou seja, bem apertados (têm a circunferência aproximada de um lápis). Ele é mais poroso, arma com facilidade, mais ressecado e menos brilhoso do que os tipos anteriores.

Como Tratar: Esses tipos de cabelos são frágeis e ressecados, portanto precisam de produtos que hidratem e fortifiquem. Máscaras hidratantes super emolientes e máscaras reconstrutoras devem constar em sua penteadeira. Produtos a base de Tutano, Manteiga de Karité, proteínas e óleos vegetais são os mais indicados. Tenha uma rotina de Hidratação semanal + Umectação com óleos vegetais semanal + Reconstrução quinzenal.

CRESPO

gostei-e-agora-tipos-de-cabelo-textura-04-crespo

 

4A: São os maravilhosos cabelos afros, também chamados de crespos, com tendência a volume e mais frágeis. Fios bem enrolados desde a raiz e que formam cachos pequenos e apertados, ganham volume com facilidade e são mais finos e sensíveis, o diâmetro desse cacho é próximo à uma agulha de crochê.

4B: Formam cachos bem pequenos e ganham volume com facilidade, são finos e bem frágeis, por isso devem ser desembaraçados com cuidado para evitar quebra, a mecha esticada é angulosa e fica em forma de “Z” e não de “S”.

4C: O formato padrão desses fios são ondas em “Z”, podem formar cachinhos bem estreitos em algumas partes, muito parecidos com a textura 4B ou não apresentarem cachos em algumas regiões. Os fios do cabelo 4C ficam bem juntinhos e podem encolher até 75% do tamanho original.

Como Tratar: O cabelo Afro é o tipo mais frágil de cabelo, pois tem menos camadas de cutículas, ou seja, isto significa que ele tem menos proteção natural contra danos. Hidratar, Hidratar, Hidratar! Hidrate os cabelos sempre.

O ideal é a seguinte rotina: Hidratação 2 vezes por semana + Banho de creme simples 1 vez por semana + Umectação com óleos vegetais 2 vezes por semana + Reconstrução uma vez por mês. Dê preferência aos produtos que contenha ativos BEM emolientes como óleos, manteigas, extratos e proteínas vegetais.

É isso minha gente, espero que vocês tenham gostado de saber sobre os tipos de cabelos. E aí, descobriu qual é o seu tipo?! Comentem.

Fonte: Yamasterol

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s