Dica para Blogueiras: Foto de perfil redonda

Olá, belezuras, tudo bem?

Quando decidi criar meu blog, eu havia optado pela plataforma do Blogger, mas, como não sabia mexer nos códigos HTML, migrei para o WordPress. Aqui, me adaptei de cara com a plataforma, achando muito fácil de mexer e tal. Porém, eu queria que a minha foto de perfil (esta que aparece ao lado) fosse redonda, circular; o único problema é que os templates já vêm todos pré-definidos, com suas fotinhas quadradas. Apesar disso, não me dei por vencida e decidi pesquisar sobre o assunto. Depois de muitas pesquisas na internet e de testes em alguns programas, finalmente consegui obter a minha foto de perfil redonda.
E hoje estou aqui pra te ensinar como fiz. Vem comigo!

Para isso, vamos precisar do Photoshop. No meu caso, utilizo o CS2. E se você quiser fazer melhorias, pode usar o PicMonkey!

Assim que abrir o Photoshop, vá em arquivo → novo. Ao fazer isso, aparecerá uma janela onde você deverá informar: largura, altura e conteúdo do plano de fundo. Para o conteúdo, selecione Transparente.

post-1

post-2

Agora você vai importar a foto que vai editar. Para isso, basta ir em arquivo → abrir e escolher a foto que deseja. Caso sua foto abra em outra janela, basta teclar Ctrl+A (selecionar tudo) e  Ctrl+C (copiar), e depois clicar na janela da transparência e teclar Ctrl+V (colar).

post-3

Na janela de ferramentas, que está do lado esquerdo, selecione a ferramenta de corte (o primeiro ícone). Clicando no ícone com o botão direito do mouse , selecione a Ferramenta Letreiro Elíptico, conforme mostra a foto abaixo:

post-5

Agora você deverá selecionar uma área circular na imagem. Para isso: 1- tecle e segure a tecla Shift; 2-clique na foto e arraste o cursor do mouse sobre ela, selecionando uma área circular. O resultado será parecido com o da imagem abaixo.
Para ajustar a posição da área selecionada na foto, basta colocar o cursor do mouse dentro da esfera, clicar e arrastar para o local desejado.

post-6

Feito isso, é só clicar em Ctrl+J, que uma nova camada transparente irá aparecer. Preste atenção na seção de camadas:

post-7

Você deve excluir a camada 1. Existem duas formas: ou arrastando-a até a lixeira que está no canto inferior da janela ou simplesmente teclando Delete. Assim a mágica acontece:

post-9

Pronto, agora é só salvar a imagem editada. Você deverá salvar como uma imagem PNG. Basta teclar Ctrl+Shift+S e, na janela que abrir, selecionar o Formato PNG.

Caso queira fazer bordas ou mesmo colocar sua assinatura, recomendo utilizar o site PicMonkey. Mas caso saiba fazer isso no Photoshop, fique à vontade. Fiz algumas melhorias só pra dar um ar mais legal e que fosse a minha cara.

Esse foi o resultado final da minha foto de perfil!

sem-titulo-13

É isso, belezuras! Espero que tenham gostado da dica, que é bem simples e (quase) fácil de fazer. Se você não conseguiu entender, deixe sua dúvida nos comentários que eu te ajudo!

Gostou da dica? Você sabe mexer no Photoshop? Achou fácil ou difícil? Deixe seu comentário!

Beijos e até o próximo post!

Revisor de Texto: Filipe, meu marido!

cartao

Deixe um comentário

