Como Surgiu a Maquiagem?

Fiz uma pesquisa básica sobre o surgimento da maquiagem; descobri alguns fatos interessante e reuni alguns deles em um único post pra vocês.

Os mais antigos indícios achados por arqueólogos datam do Egito Antigo, por volta de 3000 antes de Cristo. “Considerada uma arte pela civilização egípcia, a maquiagem se originou com o kohl”, afirma a físico-química Inês Joeques, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). O kohl é um pigmento preto ainda hoje usado como sombra – isto é, para sublinhar o contorno dos olhos e escurecer cílios e sobrancelhas. Esse e outros antepassados da maquiagem também seriam desenvolvidos milênios mais tarde na Europa, tanto na Grécia como na Roma antigas, onde embelezavam não apenas as mulheres, mas igualmente os homens.

makeEgito

Após a queda do Império Romano (no século V d.C.), porém, o uso desses produtos foi praticamente abandonado na maior parte do continente europeu e, durante toda a Idade Média, o pensamento religioso falou mais alto que a vaidade. A maquiagem só ressurgiria com força a partir do século XV, quando a Itália e a França se tornaram os principais fabricantes de produtos de beleza.

Três dos principais produtos de beleza já existiam na Antiguidade:

Sombra

A mais antiga das maquiagens era usada pelos egípcios milênios antes de Cristo, conhecida como kohl. Fragmentos desse pó escuro – uma mistura do mineral malaquita com carvão e cinzas -, que servia para realçar os olhos, foram encontrados em vasos nas tumbas de Menes, faraó da primeira dinastia egípcia, de cerca de 3000 a.C.
05-maquiagem-com-sombra-verde

Rouge

Pode ter sido na Grécia Antiga que surgiu o primeiro antepassado do rouge. Segundo relatos do dramaturgo Aristófanes, na Atenas do século V a.C. as mulheres já utilizavam matérias-primas como gordura e tinta vermelha para produzir esse tipo de efeito corado nas faces. A tintura era obtida de raízes vegetais

creme_rouge_outline

Batom

Também na Roma Antiga, as mulheres misturavam ingredientes como papa de cevada, chifre de veado moído, mel e salitre para produzir pastas à base de gordura que eram aplicadas nos lábios, como um batom primitivo. Mas, nessa época, isso servia mais para proteger os lábios do ressecamento do que para embelezá-los, cores naturais, minérios, argila e fuligem davam os tons da maquiagem primitiva

DSCN0016

Nos dias atuais a maquiagem é indispensável quando o intuito é ficar mais linda, e a maior vantagem é que todas nós (ricas, pobres, brancas, negras, mulatas, índia, parda etc..) temos acesso a esses “instrumentos” de beleza que no passado só quem poderia ter era a alta nobreza, quem possuía posses ou “nadava” no dinheiro. Em resumo; todas nós somos bonitas/lindas/únicas, mas com ajudinha da maquiagem podemos ser muito mais, podemos ser poderosas.

Para ficar mais bonita eu sempre uso uma base, pó, lápis de olho e abuso no batom, tenho um quarteto de sombras marrons, que vez ou outra eu utilizo. Minha Make é bem básica, ainda estou experimentando e descobrindo o que combina comigo ou não. E vocês, quais os itens de maquiagem que usam para ficarem mais bonitas?! Deixe seu comentário!

Beijos, e até a próxima!

Fonte: Mundo Estranho

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s